Boas Vindas!

Bem vindo ao nosso Blog,temos o prazer de compartilhar com os nossos visitantes informações sobre diversos assuntos tais como alimentação, meio ambiente, mundo dos famosos, esporte, animais, educação, dicas de sites, de moda entre outros.

Também podemos ajuda - los em trabalhos e exercicios escolares. É muito simples:

1. Deixe um post informando o tema, e outras informações relevantes para que possamos atender ao seu pedido corretamente.
2. Não esqueça de nos informar seu email, pois precisamos dele para repassar a pesquisa.
3. ATENÇÃO - O tema relativo a pesquisa ou questões devem ser avisados com antecedência minima de 3 dias.
4. Deixe comentários sobre o que achou do nosso trabalho e / ou sugestões de como melhorar o blog.

Tenha um otimo Dia ! :D e Divulgem!!!

domingo, 5 de setembro de 2010

Enem, o dia da prova está chegando! Preparem - se!

Saiba como deve ser a primeira prova de inglês e espanhol do Enem



Professores de cursinho apostam em uma prova simples, focada em situações do cotidiano. Treine com questões de exemplo.


Este ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cobrará a competência em língua estrangeira moderna pela primeira vez. Os estudantes optaram no momento da inscrição entre inglês e espanhol e devem enfrentar pelo menos 10 questões de uma destas línguas na prova do segundo dia do Enem, que cobra conhecimentos em matemática e português, além da redação. Professores de cursinho pré-vestibulares ouvidos pela reportagem do iG acreditam que a prova não trará grandes dificuldades aos estudantes e, mesmo sendo a primeira aplicada, apostam em alguns formatos de perguntas.


“O modelo deve seguir a linha do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que não cobra regras gramaticais. Devem cair questões de interpretação de texto e uso cultural da língua estrangeira”, afirma Mateus Prado, autor do “Guia Prático Novo Enem”, e presidente do Cursinho Henfil. Prado aposta em perguntas com enunciados em português e sobre situações cotidianas, simples.

Vocabulário básico, textos jornalísticos e publicitários devem compor a prova de língua estrangeira. “A prova não pode ter grandes dificuldades, porque tem caráter nacional e o ensino de língua inglesa é muito deficitário no País, fraco em geral”, avalia Alexandre Bacci, professor de inglês do Cursinho da Poli. O Enem deve buscar temas universais, que vislumbrem o Brasil inteiro, pois o perfil do estudante brasileiro é abrangente – o padrão dos jovens dos grandes centros urbanos não é o nacional. Por isso, Bacci acredita na exigência de conhecimentos “extremamente básicos” de inglês.

O estudante deve estar preparado para responder perguntas sobre o uso de palavras estrangeiras em anúncios publicitários, por exemplo. “O Encceja fez uma questão em um exame anterior sobre o porquê de um sabão em pó usar palavras em inglês em sua embalagem. A resposta correta era que o consumidor tem a percepção de que ‘o que vem de fora é melhor’”, exemplifica Prado.


Inglês e espanhol serão cobrados como uma ferramenta de acesso à cultura, provavelmente de forma genérica e abrangente. O candidato deve compreender instruções, identificar gêneros textuais e interpretar textos pequenos. Cristina Armagamijan, coordenadora-geral do colégio e do cursinho Objetivo, é reticente quanto a previsões, mas concorda que o Enem deve seguir os moldes do Encceja. “Pelo o que observamos nos últimos anos, a prova de língua estrangeira do exame para jovens e adultos tem textos curtos, de três a quatro linhas. A do Enem também não deve ser difícil”, avalia. Cristina lembra que o inglês é uma língua globalizada, presente na internet, na informática e na indústria do cinema, e é nestes contextos que poderá ser cobrada.

Traduções de palavras estrangeiras incorporadas ao cotidiano brasileiro podem cair na prova, assim como a identificação de falsos cognatos (palavras aparentemente semelhantes, mas com significados diferentes). “O Enem não faz pegadinhas, não parte do princípio de que o aluno precisa saber o conceito, e sim de que na hora que ele precisar resolver um problema, irá conseguir. Mas é provável que os falsos cognatos apareçam”, analisa Prado. O professor, no entanto, acredita que os estudantes se sairão bem na prova: “As palavras em inglês são tão ligadas ao nosso dia-a-dia que será fácil para o estudante identificá-las e compreendê-las”.

Veja a descrição da competência em língua estrangeira na matriz do Enem:

Competência de área 2 - Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais*.

Habilidade 5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ao seu tema.

Habilidade 6 - Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.

Habilidade 7 – Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas, sua função e seu uso social.

Habilidade 8 - Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística.

Fonte de Pesquisa
http://ultimosegundo.ig.com.br/enem/saiba+como+deve+ser+a+primeira+prova+de+ingles+e+espanhol+do+enem/n1237769920955.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário