Perfil
Biografia
Um dos maiores nomes da MPB, Gilberto Gil nasceu em Salvador, onde começou a se interessar por música. Ainda menino, tocava violão. Naquela época, sua maior influência era João Gilberto. Foi na faculdade de administração que conheceu seus grandes amigos Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa e Tom Zé, com quem firmou parcerias por toda sua carreira.
Mudou-se para São Paulo em 1965, onde fez sua primeira apresentação em um Festival de Música promovido pela Universidade Mackenzie. No mesmo período, iniciou o movimento Tropicália ao lado de artistas como Caetano, Gal e Os Mutantes. Em 1969, foi perseguido pela ditadura militar e exilado em Londres, assim como Caetano Veloso. No ano seguinte, iniciou uma turnê pelos Estados Unidos e gravou um disco em inglês.Retornou ao Brasil só em 1975, quando gravou o álbum Refazenda, um dos mais importantes de sua carreira.
Nos anos 1980, fez versões de músicas de Bob Marley, trazendo elementos do reggae para a sua canção. Saiu em turnê com jamaicano Jimmy Cliff pelo Brasil. Em 1989, entrou para a política e elegeu-se vereador de Salvador. Tem mais de 50 discos lançados, com direito ao acústico da MTV, CD gravado ao vivo em Tóquio e parceria com Milton Gonçalves.
Em 2003, foi convidado pelo presidente Lula da Silva para assumir o cargo de Ministro da Cultura, função que exerceu até 2008, quando pediu afastamento para se dedicar mais à música.
É um dos grandes adeptos da liberdade digital, sendo favorável ao software livre. Possui também um bloco e camarote de carnaval na Bahia, o Expresso 2222.
Curiosidades
. Gilberto Gil tem 12 discos de ouro, 5 discos de platina e mais de 4 milhões de discos vendidos;
. Em novembro de 2009, Gil excursionou a Europa com o projeto Concerto de Cordas com seu filho Bem
Gil conheceu a atual esposa, Flora, em 1980, em Salvador. Aos 19 anos, ela trocou a casa dos pais na capital paulista pelo sítio do compositor no Rio. Gil tinha 38 anos e três ex-mulheres.
Fonte :: http://bit.ly/mwA3SV